Administração Condominial: Saiba como a previsão orçamentária de condomínios ajuda a planejar gastos e ter menos despesas durante o ano

O início do ano sempre traz consigo uma série de preocupações, especialmente quando se trata de reajustes. Não é diferente em se tratando das taxas de condomínio. Entram aqui pagamentos de funcionários, dissídio da categoria, além de valores que envolvem água, luz, gás, telefone e manutenções.

Para não ser surpreendido, é de extrema importância o condomínio e seus responsáveis realizarem a chamada previsão orçamentária.

“Com esse planejamento bem feito e com o ajuste ideal das taxas, os condôminos podem ter menos despesas durante o ano”, destaca Paulo Aragão, diretor do Grupo Atitude, empresa especializada em administração condominial.

O primeiro passo para a elaboração da previsão orçamentária é elencar os gastos dos anos anteriores. “Se o condomínio planejar o ano é mais difícil haver surpresas desagradáveis, lógico que imprevistos sempre irão aparecer, mas até eles devem ser provisionados”, ressalta.

O síndico tem como papel realizar a assembleia geral ordinária para prestação de contas, sem abrir mão do planejamento para o próximo ano. Na previsão também deverá ser provisionado o índice de inadimplência e o fundo de reserva, onde esse só deverá ser utilizado mediante assembleia ou em caso de extrema urgência”, explica o especialista. O rateio da cota deverá seguir o que rege a convenção do condomínio (se é fração ideal ou não).

Outro ponto de destaque é a importância de uma empresa especializada em administração condominial a fim de auxiliar na condução e elaboração da previsão orçamentária.

Administração de condomínios

Grupo Atitude

Completando 15 anos de atuação, o Grupo Atitude é referência em administração de condomínios, terceirização de mão de obra, vigilância armada e desarmada no Ceará e no Nordeste.

Conta com mais de 2.000 mil colaboradores e mais de 10 mil unidades administradas, oferecendo suporte aos síndicos e condôminos com previsão orçamentária, emissão de boletos e taxas condominiais, gestão de finanças e controle de folha de pagamento, entre outros serviços.

Para além de toda a preocupação com os clientes, o Grupo mantém o cuidado com os colaboradores e a prioridade em oferecer ambientes saudáveis para se trabalhar, dessa forma a empresa vem conquistando desde 2018 a certificação GPTW (Great Place To Work).

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