Agência de empregos ou terceirização? Entenda melhor sobre cada uma.

A busca pelo emprego dos sonhos tem sido cada vez maior, tendo em vista o período atípico que o país […]

27 de outubro de 2020

A busca pelo emprego dos sonhos tem sido cada vez maior, tendo em vista o período atípico que o país e o mundo vem passando. Com o novo Coronavírus, esse quadro se torna ainda mais real. E nessa busca, as agências de emprego ou mesmo empresas que terceirizam mão de obra são muito procuradas, porém vale ressaltar a diferença entre elas na hora de buscar a realização profissional.

Ambos os locais costumam oferecer um leque de opções dentro do mercado de trabalho. As agências de empregos são procuradas por empresas privadas para que divulguem suas respectivas vagas, auxiliando assim no processo seletivo e encaminhando os que concorrem às vagas para a empresa solicitante. A agência em sí não será a contratante do colaborador, em síntese, ela apenas fará a intermediação para a empresa que irá contratar.

A empresa de terceirização de serviços, por sua vez, realiza o processo seletivo de seus funcionários para prestarem serviços em diferentes lotações, seja por meio de um processo licitatório de um órgão público, ou por meio de um contrato fechado com uma empresa privada. Para além deste escopo, é realizado um banco de dados com diversos pretendentes para os mais variados cargos a serem executados, para que a empresa de terceirização possa recorrer, ao dar início a um novo contrato.

Laís Soares, diretora de RH do Grupo Atitude, empresa de terceirização de mão de obra há 13 anos no mercado, ressalta outro diferencial: “O principal objetivo de uma empresa de terceirização é que ela irá selecionar, contratar e encaminhar a mão de obra já treinada, e irá fazer a gestão, ou seja o acompanhamento do colaborador no posto de serviço, o trabalho do colaborador, substituições em caso de doença ou demissão. Já o trabalho da agência de emprego se encerra ao encaminhar o pretendente a vaga para uma entrevista de um possível emprego”.

Dessa forma, as candidaturas às vagas de emprego desejadas podem ser feitas livremente em ambos os locais, seja uma agência de emprego ou empresa de terceirização, o que vale lembrar, é que os processos seletivos ocorrem com recorrências diferentes.