Treinamentos para os colaboradores: despesa ou investimento?

Um grande dilema das empresas é: Os treinamentos para os colaboradores é uma despesa ou investimento?

Josafá Teles, executivo comercial do grupo atitude e especialista em limpeza.
Artigo feito pelo Executivo Comercial do Grupo Atitude, Josafá Teles.

Para maioria dos empresários veem treinamentos como despesas ou custo, esta maneira de pensar está certa ou errada? Podemos considerar treinamento custo, benefício ou investimento? 

“As três respostas estão corretas. Treinamento pode ser custo, pode ser um investimento e deve ser um investimento, mas vai depender das ações da sua empresa, vai depender dos seus gestores”, ressalta o executivo comercial do Grupo Atitude, Josafá Teles.

Antes de tudo é necessário um levantamento de necessidades de treinamentos para definir o que devemos atingir ou onde gerar mudanças. São mudanças comportamentais ou de habilidades?

Para mensurar esses benefícios, se realmente aquele treinamento ou palestra foi eficiente, é necessário um controle de resultados. O treinamento deve ser avaliado após o término e no decorrer de certo período de tempo, com acompanhamento da performance dos participantes no trabalho como: aumento de produtividade, aumento da qualidade nos produtos, redução nos acidentes de trabalho, , aumento na carteira de clientes, melhoria no atendimento, redução de reclamações no SAC, motivação, criatividade, melhoria das habilidades, redução de gastos, etc.

Treinamento de prevenção e combate a incêndio realizado pelo técnico de segurança do Grupo Atitude.
Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio.

Os treinamentos podem envolver quatro áreas de fundamentais.

  1. Transmissão de informação: Onde você vai passar informação sobre a empresa, informação e tendência de mercado;
  2. Desenvolvimento de habilidades: Aqui será a capacitação técnica do colaborador em sua área de atuação;
  3. Desenvolvimento de atitude: Vemos muita demanda nesse quesito, atitude interna de como se portar, de como se relacionar, de como resolver situações de  conflitos;
  4. Desenvolvimento de conceitos: Desenvolver estratégia, liderança, ideias, projetar empresa e pessoas.

No fim das contas, toda ação mal planejada — por mais vantagens que traga na teoria — irá se tornar um gasto ao não trazer os resultados desejados. Já uma estratégia pensada e executada com atenção tem maior probabilidade de dar certo e aumentar o desempenho da empresa. 

“Assim, as informações adquiridas nos treinamentos poderão ajudar a equipe a fazer um trabalho mais assertivo, melhorando os resultados da empresa ao oferecer um serviço superior — seja qual for a função do colaborador”, finaliza.

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