A chegada das chuvas refresca o clima tropical do Ceará, mas também traz consigo uma série de cuidados que os condomínios devem atentar para o período.
Por exemplo, a infiltração e mofo são as principais causas de dor de cabeça, e, em alguns casos, podem comprometer a saúde e até a estabilidade dos prédios.
Apesar de provocar danos frequentes, a água tem a vantagem de dar sinais visíveis da sua presença. Por trás de uma parede com a pintura estufada ou descascada, pode saber que há um excesso de umidade. Com o mofo não é diferente. A mancha de bolor denuncia que a água está retida naquele lugar e apodreceu. O mais importante, na realidade, é identificar a causa do problema, que normalmente está relacionado a infiltração ou a um fenômeno natural chamado condensação. Após isso feito, devemos procurar profissionais capacitados para fazer o tratamento e correções das ocorrências.
“Vale ressaltar que o condomínio só terá reponsabilidade de reparar tais situações, quando essas ocorrerem nas áreas comuns do condomínio. Fora isso, tratando-se da unidade habitacional, o reparo deverá ser de responsabilidade do condômino(os)”, ressalta a executiva comercial do Grupo Atitude, Íris Braga.
Outro ponto que chamo atenção é a desobstrução de bueiros e passarelas. A manutenção das áreas comuns dos condomínios sempre deve ser constate, porém em períodos de quadra chuvosa essa constância deverá ter uma especial atenção. Desobstruir bueiros e passarelas deve ser uma atividade cotidiana principalmente nesse período. No quesito preventivo poder ser instalados telas nos bueiros e passarelas das áreas comuns, para evitar que lixo, folhas e detritos de todo o tipo entupam os dispositivos, podendo causar enchentes no período de chuvas.
Não menos importantes são os geradores. Mesmo sabendo que as máquinas respondem por manter a energia das áreas comuns quando há queda de energia fornecida pelas concessionárias, estes devem estar sempre aptos a seu pleno funcionamento. A manutenção preventiva desse equipamento deve está em dia, assim como o seu abastecimento.
“Não é incomum a queda e/ou oscilação em dias chuvosos, e ação imediata do gerador do das áreas comuns do condomínio irá prevenir situações como parada de elevadores, portões de acesso e falta de luminosidade em escadas de emergência”, finaliza.
Acompanhe mais conteúdos relevantes e interaja com o Grupo Atitude através das redes sociais:
Instagram / Facebook / LinkedIn / Youtube – @atitudeservicos