O SPDA ou para-raios (como é popularmente conhecido) precisa estar sempre pronto para funcionar, afinal, nunca se sabe quando a descarga atmosférica vai ocorrer. Um dia, ou melhor, alguns minutos de falha podem ser suficientes para que ocorra um acidente, com consequências irreparáveis, física ou materialmente.
Por essa razão, sempre que instalado um sistema, ou realizada alguma modificação em componentes de um sistema já existente, é importante que o mesmo seja testado, a fim de garantir que está realmente funcionando. Quando há ocorrência de alguma descarga, ainda que atenuada pelo sistema, é importante que o teste seja novamente realizado, para observar se houve algum dano ao funcionamento futuro. Além disso, são necessários testes anuais ou a prazo determinado pelo Corpo de Bombeiros, quando da análise de riscos da edificação em questão.
Por que realizar um laudo de SPDA?
O laudo SPDA é um documento que assegura a segurança do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Por meio dele, será possível obter informações fundamentais sobre o para-raios, desde sua instalação até seu estado atual, pois é realizada uma análise detalhada e completa por todo sistema.
Além disso, a obtenção do documento é obrigatória, sendo uma medida imposta por diversos órgãos como o Ministério do Trabalho e pelo Corpo de Bombeiros.
“Empresas e edifícios que não tiverem o laudo em mãos podem ser multados, além de impossibilitados de adquirir outras documentações, como o ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português) e a contratação de serviços de seguradoras”, ressalta a diretora comercial do Grupo Atitude, Yahaná Araújo.
Qual a validade de um Laudo SPDA?
Há duas validades possíveis, que são recomendadas pela NBR-5419/2015, de um laudo técnico de SPDA. A primeira é a validade de 1 ano para sistemas expostos à corrosão atmosférica e a segunda é de 3 anos para os demais sistemas.
Indica-se, no entanto, que a avaliação seja anual. Assim, alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros, exigem essa periodicidade a cada ano.
Yahaná também alerta que é necessário a realização de inspeções semestrais, para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de corrosão, oxidação e rompimento de cabos. “Desde o projeto até a emissão da documentação final, se faz necessário a contratação de profissionais capacitados e legalmente habilitados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) exija a documentação do profissional e da empresa que irá executar este serviço”, finaliza.
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